Motivação?

Tenho lido bastante textos motivacionais que incentivam-nos a superar barreiras, parece até que a palavra superação é o tom da moda: como emagrecer, como ter um cargo no alto escalão, como ter barriga de tanquinho, como ganhar medalhas de ouro, como conquistar aquela pessoa especial, e por aí vai.

Nada contra esses textos, até gosto e os uso de vez em quando, mas nem todas as metas que estabeleci eu conquistei. E poucos falam sobre isso. No máximo dizem, continue tentando, nunca percam seus sonhos, não desistam nunca! Bom, eu já desisti de algumas coisas e não alcancei outras, E não vi nenhum texto motivacional pra isso...

Você pode dizer, mas Nanda, desistir não combina com motivação! Pode ser, mas vai dizer que você realizou todos, todos, os seus sonhos, mesmo, sempre? Livros, revistas, autores, não falam, geralmente, sobre o que deu errado, então ficamos com a impressão de que só a gente foi incompetente em algum ponto. Todo o resto mora no topo da montanha do sucesso. Ah! E tem casa em todas a montanhas!

Gostaria de falar sobre não conseguir. O que se faz quando constatamos que aquilo que planejamos não vai mesmo acontecer, por mais que tenhamos nos esforçado. Mudamos o plano? Persistimos? Nos adaptamos? Trocamos de sonho?

É fato que quando não atingimos um alvo é porque não estamos podendo fazer o que o objetivo pede pra ser alcançado. Por exemplo, ter um corpo atlético, exige uma alimentação específica, então adeus a guloseimas, todas, sem exceção, e adeus dias de folga também. É preciso fazer exercícios praticamente todos os dias. Quem está disposto a fazer isso, consegue, claro depois de um tempo e não vi nada menos de que um ano...

Aí eu penso, quantas pessoas tem disposição pra fazer isso? Eu mesma não tenho. Então eu não terei um corpo atlético. Continuo sonhando com isso? Fazendo algo meio bomba e dizendo um dia consigo? Ou constato que não estou disposta a fazer o que preciso e me adapto ao corpo como está?

Porque viver uma coisa sonhando com outra traz insatisfação que, por sua vez, gera infelicidade. O que é pior, não ter um corpo atlético e se adaptar ou ser infeliz?

Penso que infelicidade ganha, posso aprender a gostar de meu corpo fora de forma e parar de achar que preciso ser de outro jeito, parabenizar os que conseguem e deixar em paz minhas dobrinhas, sendo feliz assim mesmo. Quanto à infelicidade...

 Agora, você já viu algum texto falando de como gostar de suas dobrinhas?

Namasté!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade