Mini-Reflexões no Facebook : Novembro 2012


 




Dia 29, Quinta às 11:27
Estive pensando sobre a insatisfação dos brasileiros com o nome do mascote da copa. Inicialmente não entendi tamanho descontentamento e agressividade com um simples apelido. Até inventar um significado, impróprio, e inexistente em qualquer dicionário de respeito, inventaram! rsrs Daí me veio uma luz. O nome foi criado de forma vertical, pouco democrático, o brasileiro não participou da criação, só
pode escolher entre algumas opções criadas por autoridades distanciadas.
Então vi um bom sinal.
Parece que o brasileiro quer participar da criação das decisões e caminhos que o país toma. E quando é excluído bota a boca no trombone. De uma maneira pouco educada, diga-se, mas está se manifestando contra, repudiando sua própria exclusão no direito de criar para o Brasil, para si. Mesmo que seja um simples apelido! ; )

Dia 28, Quarta às 12:47
Assisti o desenho animado "Valente", fiquei com a seguinte mensagem: nem sempre aquilo que desejamos se resolve da forma que imaginamos, mas se nos aprofundarmos no caminho, mesmo que ele seja torto, podemos ganhar aquilo que precisamos. A
lgo como "Deus escreve certo por linhas tortas". Mesmo que o caminho seja tortuoso e nada parecido com o que pedimos, podemos obter bom resultado se não fugirmos do trabalho.

Dia 26, Segunda às 10:53
Aquele que sabe voar sozinho, sabe ser acompanhado com mais alegria.

Dia 24, Sábado às 10:32
Homens não são seres de detalhes e sim de grandiosidades, rsrs É preciso entender os universos masculino e feminino pra saber o que agrada o outro. Mulheres, ensinem aos homens e vice versa.

Dia 22, Quinta às 10:43
Eu acredito em se preparar para viver, aprendi isso com Amyr Klink que disse uma vez não viver aventuras, pois se prepara para as viagens que projeta.
Como atores que decoram textos e marcações e se preparam para uma cena que pode ser cheia de cacos, improvisos, nós também podemos nos preparar para alguns possíveis caminhos de uma situação, ficando assim mais seguros para na hora improvisar com os inesperados.
Repudio a ideia de que pra viver não existe preparação. Acredito que temos mais de uma chance para treinar uma atitude ou resposta. Mas nos recusamos a prestar atenção e temos uma visão romântica e equivocada de que não temos como nos preparar.


Dia 20, Terça às 10:41
Receita pra uma vida feliz?

Lá vai uma: Vida equilibrada, tudo na medida, doses balanceadas de tudo; presença, ausência, saudade, dor, amor, alegria, tristeza, susto, amizade, inimizade,etc... Tudo regado à gentileza e cortesia. E algumas vezes por ano, de maneira pontual e breve, exageros. Super-dosagem de algo, êxtases ou dores.


Dia 16, Sexta às 11:51
Dia desses, decidi fazer uma meditação. Aprontei-me, coloquei um mantra pra tocar e comecei. O esperado era um momento de paz e silêncio.
O que chegou foi uma mosca, das mais chatas, pousando em tudo que é parte de meu corpo. Segurei durante algum tempo, mas depois comecei a tentar afastá-la. Ela voltava e voltava.
Resultado: fúria e uma desejo de matar apareceram. Neste exato ponto me dei consciência do ridículo da situação e caí na gargalhada.
Ao mesmo tempo a mosca foi embora e a meditação foi terminada, com êxito, no momento da gargalhada. Pois esta é a função da meditação. Dar lucidez em momentos críticos.
Obrigada a mestra iluminada, Mosca Chata.


Dia 13, Terça às 11:41
Quando há exagero no amor próprio, tornamos-nos avarentos, só querendo o bom para nós, só pensamos em nossas necessidades, esquecendo que não estamos sós no mundo. Sentimos tanto medo que precisamos ter uma vaidade enorme como escudo.

Sentir-se superior aos outros não é amar a si é sentir medo.

Quando há exagero no "amor próprio" podemos supor que há medo por trás.


Dia 10, Sábado às 18:38
...depois de muito caminhar com a humanidade, percebi que o fruto mais doentio da sociedade é a intolerância. A ideia de que sabemos, com certeza, o que é melhor pra todo mundo. Sim, cada um tem uma expressão de vida diferente, e muitas vezes tão antagônicas ao que sentimos que parecem erradas. Profundamente erradas. Penso que um parâmetro razoável seria saber o grau de prejuízo di
reto que um comportamento causa em outra pessoa. Sim, algumas pessoas irão se entusiasmar pelo combate, mas será que não o fariam independente de qualquer exemplo? E será que se tiver um meio justo e dentro de regras de extravasar esta agressividade, não seria melhor? Será que o papel da educação não é orientar as pessoas para usarem melhor seus impulsos e instintos? E não reprimi-las e julga-las doentes por terem comportamentos diferentes e até agressivos? Será que já é hora de extirpar a nossa agressividade? Às vezes penso que a doma é o melhor caminho, com paciência, sem negar os lado esquisitos que temos, irmos acalmando. Entendo sua preocupação, e seu direito e dever de se posicionar, não sei se percebeu, mas com sua questão fez muita gente pensar. No meu entender esta é a melhor educação, a que cria oportunidade de entender e reorientar. Mostrar pronto o que é certo é duvidoso e um passo pra a ditadura, esta uma das piores violências do comportamento humano. Quero lhe parabenizar pela iniciativa, usar este meio pra debates é um dos melhores usos para a ferramenta.

Dia 10, Sábado às 14: 46
Gosto de troca de ideia, já deve ter percebido! rsrsr Pra mim é o caminho de mudanças acontecerem. Procuro não ter certezas também, o que é difícil! rsrs Certezas fecham a visão. Estou aprendendo a deixar portas abertas, receber visitas e aprender com elas. Procuro não barrar ninguém, nem sempre consigo. Mas quando o faço saio mais rica.

Dia 10, Sábado às 14:45
Simplesmente acredite que pode ser um canal e siga as setas, pistas que a vida vai dando pra vc fazer o que precisa. Foi assim comigo. A pior coisa que pode acontecer a um humano é desanimar, a vida exige ânimo. É disso que vc foi feita, em muitas culturas alma é sinônimo de ânimo. Não perca sua alma. Descanse quando preciso, mas logo depois se ponha em movimento. Os humanos precisam de pessoas bem intencionadas e criativas. Pense como se a terra fosse um jardim da infância, a maioria é aluno, mas tem muito professor também. Quem já chegou em mais altas esferas tem responsabilidades.

Dia 10, Sábado às 14:39
...às vezes é preciso contornar uma grande montanha, mas cuidado com a palavra "nunca" ela só tira energia e nem é tão real assim, é só colocar tempo em cima do nunca e verá ele se esfacelar. Gosto das vias alternativas. Inicialmente são pequenas, mas depois tomam a frente. Mesmo que pareça pouco devemos preparar bastões para as próximas pessoas, a mudan
ças ocorrem como numa corrida de bastões um passa para o outro sua descoberta. Não se ocupe muito com a mídia em massa, crie a sua, brinque com ela, e outros chegarão. Cada um tem um lugar no mundo e quando a mudança é estabelecida algumas coisas desaparecem, sabia que tínhamos rabo? rssr Ele sumiu, junto com os pelos, a cabeça grande o andar curvado.

Dia 10, Sábado às 14:34
Acredito que estamos indo bem, segundo Eduardo Bueno passamos mais de 200 anos estagnados intelectualmente, por causa dos jesuítas, então é claro que temos uma defasagem neste quesito, estamos engatinhando. O brasileiro médio ainda tem muito chão pela frente. Estamos chegando
agora à Universidade. Iremos ter melhor uso da massa cinzenta! Eu não tenho dúvidas. rsrsr Mas penso que só dizer que não possuímos capacidade crítica, nos joga num círculo vicioso de não obter criticidade. Como obter essa habilidade é que me interessa, então eu penso que os privilegiados da nossa cultura devem inspirar os que ainda engolem sem pensar. Então deveríamos entender melhor a cultura da luta e de dentro dela fazer questionamentos. Ou de qualquer coisa, novela, talk show, reality show, programas de auditório. Entender primeiro e depois mudar. Então deveríamos fazer propagando da Tv Cultura e do Canal Futura como exemplos de mídia nutritiva. Mostrá-los mais atrativos, falar mais sobre seus programas. É uma ideia, apenas.

Dia 10, Sábado às 10:29
Rezo para que os políticos eleitos pela primeira vez não sejam mordidos pela mosca azul do poder e da ganância. E o que já foram mordidos rezo pra que se curem.
Envio para eles meus melhores pensamentos e para quem os fiscalizam desejo que tenham a força moral e a persistência para interromper os caminhos que são desviantes da justiça e dos seus deveres. 


Dia 09, Sexta às 10:41
Gosto da ideia de lucidez transcendente, serenidade criativa. Esta sim, nos leva a um paraíso na terra. Não me interessa mais mudar a realidade externa, a aceito como ela está, estou muito focada em fazer ajustes nas minhas sombras e fazê-las trabalharem a meu favor, a favor de minha alegria.E então poder compartilhá-la com mundo.

Dia 09, Sexta às 10:14
Cair das nuvens é a única forma de fazer uma relação amorosa dar certo, mas muitos não querem, preferem sofrer o sonho.

Dia 08, Quinta às 10:07
Aquilo que não conseguimos realizar é porque nossa vontade não foi forte o suficiente para romper os obstáculos e superar os sacrifícios que a concretização exigia. Nada para se preocupar, a vontade cresce, então é só esperar, no dia que sua vontade tiver mais força que os empecilhos a realização chegará.

Dia 07, Quarta às 13:44
Este é o melhor lugar para se estar: Em harmonia com cada parte da vida.

Dia 05, Segunda às 11:19
Ontem passei de duas horas num estado de raiva, provocada pelo comportamento do meu computador. Ele decidiu quebrar um componente que eu precisava para executar um trabalho, impedindo-me de fazer o que eu queria. Não consegui ajuda técnica para resolver o problema, e fui interrompida no meu projeto. Fiquei tão desgostosa que não consegui fazer mais nada direito. Meu ânimo desapareceu. Fiquei tensa
, sem direção e desencadeei uma leve dor de cabeça que me acompanhou o dia todo.
Em todo o processo, uma parte de mim ficou observando o quão tola era aquela situação. A raiva maior eu consegui desfazer no tempo dito acima, mas o desgosto que ela provocou foi suave e permanente, estragando meu dia.
Foi um dia de aprendizado, sobre como se processa a frustração. Claro que o evento foi pequeno, era uma mostra de como eu reajo a um impedimento de minha vontade.
Com pequenos treinos vou ajustando meu comportamento e emoções. Eu agradeço o dia de ontem pelo aprendizado de hoje. E prometo, na próxima vez, tentar usar o que aprendi.
Hoje acordei bem, de uma noite de bom sono, ainda um pouco cansada da "briga" de ontem, mas com ânimo novamente.

Dia  02, Sexta às 9:28
Prefiro apontar o que já funciona. Criticar parece que a maioria faz, mas avaliar negativamente algo não é complicado. Resolver o que não está funcionando é que é difícil. Então, se não tenho uma solução, ideia ou ação para solucionar a falha. Prefiro falar do que está dando certo. E, se tivermos boa vontade encontraremos muitas coisas funcionando bem. Vamos nos interessar pelo que pode dar certo?



Namasté!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade