Nell




Já sei, vão dizer: Filme antiiigo... Mas vocês já devem ter percebido que meu intuito aqui não é mostrar lançamentos, e sim dicas de crescimento pessoal. Então esqueçam que o filme é de 1994! Trouxe-o porquê quando o assisti estava na faculdade de Psicologia e minha supervisora, uma grande mestra a quem eu agradeço ter conhecido, o citou como exemplo da importância da escuta. Como Nell tem um dialeto e uma cultura própria, diferente da dos cientistas que a descobrem, estes acham que ela vive “errado” e que eles precisam “ajudá-la” a viver melhor. Obviamente dentro de seus padrões de qualidade. Então primeiramente eles não a escutam e partem da idéia de que ela precisa ser salva. E começam a estragar com a vida da criatura. Só quando eles realmente a escutam e entendem seu estilo de vida e linguagem é que compreendem que quem realmente estava mal eram eles.

Bom, minha professora nos fez assistir ao filme justamente para não cometermos o mesmo erro, precisaríamos escutar quem é o outro que nos propuséssemos a ajudar como terapeutas, para ajudá-lo a ser quem ele é e não quem gostaríamos que ele fosse. Isso é muito importante, não só para quem trabalha como terapeuta, mas para todos! Respeito é consciência de limites; até onde podemos ir com o outro e quando devemos deixá-lo em paz.

Minha dica é: Assistam e aprendam a ouvir respeitando as diferenças!

Bom filme!

Leiam também:
Simplesmente Alice
A Outra (Bolena girl)
Feitiço do Tempo

Comentários

  1. Sempre julguei que devemos nos encontrar sem bengalas, no entanto existem pessoas que necessitam delas para se recomporem e vimos muito aqui inclusive...amigos que usam o dihitt quase que como um "terapeuta" para solucionar suas apreensões.

    Isso é muito bom.
    Não assisti esse filme, minha cara amiga, mas atenderei tua dica com prazer, assistindo.

    beijos, Maria Souza - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é realmente obrigatório. Grande postagem, adorei.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, este filme é lindíssimo... e um ensinamento maravilhoso sobre em ver o outro na sua realidade individual.....
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  4. Sei que não precisas de aprovação... já possui em sua alma a certeza do que cre e recomenda... mas é gostoso sabermos que há pessoas que concordam conosco... por isso passei pra assinar embaixo de tua recomendação... o filme realmente é imperdível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Maria:

    Legal, Maria espero que goste do filme!
    Quanto a buscar ajuda, às vezes as pessoas têm vergonha de buscar um psicólogo, então desviam para os amigos a função do "ajudador"
    Bjs!



    Pensador louco:

    Obrigada! O filme é realmente ótimo.
    Bjão!



    Valéria:

    É verdade! Traz um grande ensinamento.
    Bjão!



    Espaço Clarear:

    Adoro encontrar pares das minhas ideias, sim!
    Obrigada pelo apoio!!!
    Bjão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade