Lidar com emoções



Continuando o texto anterior, "Dominar a Mente".


A segunda pergunta de Fernanda Medeiros:
Porque é tão difícil lidar com nossas emoções?



Simplesmente porque não fomos treinados para isso. Aprendemos que essas sensações são mais forte que a gente e que é certo que seremos levados por elas como, uma onda gigante. Não há saída.

Temos que pensar que por muito tempo tivemos um cérebro imaturo, lidando com impulsos animais de sobrevivência, fortíssimos. O que chamamos emoções são reações, cerebrais e corporais de defesa e sobrevivência. Manter-nos vivos num ambiente cheio de perigos à nossa vida, não era fácil, tínhamos que ter mecanismos violentos de alerta e defesa.

Penso que com milênios, tendo essas reações sem usar tanto o tal do córtex pré-frontal, ficamos com uma sensação inconsciente de impotência diante das emoções. Daí a dificuldade em acreditar ser possível dominar e controlar emoções.

Vendo assim, eu não acho que é difícil lidar com ela e sim que acreditamos nessa dificuldade e a reforçamos. No dia que decidirmos que pode ser fácil e altamente produtivo, elaborar emoções não vai ser tão complicado. Venho fazendo isso ao longo de dezoito anos, hoje consigo direcioná-las para onde eu quero, claro que ainda não faço isso perfeitamente, meu cérebro também foi treinado para não acreditar na facilidade, mas mesmo assim eu já consigo conduzir sentimentos o que me ajuda muito a viver melhor.

Então minha sugestão é: Comece dizendo; eu posso lidar com minhas emoções! A natureza me deu condições disso (córtex pré-frontal) é só uma questão de treino. E você verá que com o tempo isso vai ficando fácil e delicioso. Ah! E você não ficará fria e distante, não! Pelo contrário, dará espaço para um tipo de afeto muito mais refinado e recompensador!

Namasté!

Leia também:
A única doença que existe é a infelicidade
Inveja - Como deve agir alguém que é alvo dela?
O poder da mentalização

Comentários

  1. Nanda, ótimo texto! Tem vezes que não conseguimos lidar com as emoções... Penso que até as pessoas mais controladas, não consigam. Tu deu ótimas dicas no texto!
    Beijos menina, ótimo final de semana :D

    ResponderExcluir
  2. Perfeita descricao do processo!

    Bssssssssssssssss
    Fe

    ResponderExcluir
  3. Excelente, como sempre! Que clareza de idéias e que maneira gostosamente didática de explicá-las! Acredito que a minha amiga Nanda, é e será, sempre uma conselheira super confiável! Ela paira além do nível normal do pensamento das pessoas, e de lá, amparada também por um conhecimento teórico do assunto que domina, ela pode ver com muito mais clareza, o que apenas vislumbramos de longe(e não entendemos)!
    Que venha o seu livro logo!!!Ficará na minha cabeceira sempre! Abração, minha amiga!

    ResponderExcluir
  4. Tita:

    Que legal!!
    Obrigada!
    Tenho observado muito minhas próprias emoções e vejo que não é fácil, mas também não é impossível e é muito útil conduzi-las!
    Bjão!



    Fernanda:

    Obrigada!!!!
    Vejo, então, que ficou satisfeita com minha resposta!
    Quero lhe agradecer as perguntas que foram tão inspiradoras! E pedir que sempre as faça!
    Bjão!



    LandNick:

    Nooooooossa!!!!!!!!!!!
    Uau!!!
    Acho que eu vou imprimir esse comentário e lê-lo toda noite!!!
    Obrigada meu querido!!!
    Fico envaidecida com seu elogio, e também lembro que vc me enxerga muito bem!
    Pois descreveu como eu me vejo: Clara nas ideias, meio professora, confiável, e pairando mesmo acima do pensamento comum...
    Com um único objetivo: Avisar que todo mundo pode voar! Meio Fernão Capelo Gaivota. rsrsr
    Se o livro não vier, tudo bem! Eu e meu jeito de ver já estamos em ótimo lugar: Seu coração!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  5. Oii Nanda!
    Excelente post, deu uma aula de psicologia falando das emoçoes .Acho que o maior problemas das pessoas não saberem lidar com as emoções, porque elas não conhecem a si mesmo, e não sabe como agir com o turbilhão de emoções que acontecem no dia a dia.
    Só depois de um autoconhecimento, acho que podemos conseguir direcioanr essas emoções para os lugares certos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Nandinha,
    Belo texto!!

    Acredito muito que nossa complexa emoção é apenas assim justamente por querermos tudo ao invés de aos poucos.
    Dominamos nossa mente com pensamentos ansioso e destrimos e encantamento do se entregar e viver cada instante.

    Muito sábio este texto.

    Parabéns!!

    Bjos da Ju

    ResponderExcluir
  7. Maria:

    É o que penso também! Acho que se conhecer de verdade ajuda muito a conduzir melhor as emoções!
    Obrigada!
    Bjão!



    Juliana:

    Abarcar o mundo com as pernas nem sempre é possível... Ir passo a passo é uma forma melhor de mudar coisas que não achamos legais.
    Diminuir o pensamento ansioso, é questão de prática!
    Obrigada!!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo Blog, excelente conteúdo. Precisamos de mentes assim. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Psicanálise e Espiritualidade:

    Muito obrigada!!!
    Espero que volte sempre!
    Bjão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade