A Ciência não exclui Deus




Li uma entrevista com um biólogo americano, Francis Collins, diretor do projeto Genoma, um dos responsáveis pelo mapeamento do DNA humano, em 2001. Ele lançou em 2007 um livro: The Language of God (A linguagem de Deus). E afirma que a ciência e religião são complementares. Tem o meu total apoio! Esses dois viés humanos não precisam ser excludentes, acho que já somos inteligentes, o suficiente, para enxergar isso!


Precisamos de ciência, como precisamos de nossa divindade, a ciência é a forma mais adequada de conhecer o mundo material e lidar com as condições de vida na terra, mas não somos só isso; corpos sedentos e famintos se reproduzindo, é evidente que tem mais coisa.


Achei esse cientista muito corajoso, sábio e humilde, pois o mal maior na terra é a soberba, a arrogância que nos empurra para achar que sabemos tudo. A vida tem uma parte misteriosa e para essa parte o melhor é a religiosidade.


Outra coisa interessante é quando ele fala que o problema não está nas religiões (instituições) em si, mas em como algumas pessoas interpretam seus princípios, egoisticamente para justificar ações tresloucadas... Gostei também quando ele diz “Se todos brincássemos de Deus como Deus gostaria, com esperança e amor” não teríamos problemas, mas “temos a propensão ao egoísmo e aos julgamentos equivocados”.


Só uma coisa achei estranha, ele disse que nunca ouviu Deus falar...Acho que ele não tem um ouvido muito bom, pois Deus vem falando com ele há décadas! Dá para saber, por causa da forma como ele explica as coisas, seu discurso é todinho impregnado do divino!


E você, acha que Deus e ciência são excludentes?


Comentários

  1. TEM SELINHO PARA VC. NA CURIOSA E UMA CARINHA DE AMIGOS PARA VC. EM http://sandraandrade7.blogspot.com/

    PASSE LÁ EU TE ESPERO.
    AINDA LEMBRO DE VC.
    TE AMO, AMIGA.
    SANDRA

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!!!
    Eu acredito que só através da ciência o homem encontrará humildade suficiente para encontrar o criador.
    Você está cada vez mais iluminada.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Nanda
    Sim ,nanda como não concordar com tamanha lucidez e sabedoria desse cientista .Oh Deus ! se todos os homens de ciência fossem assim. O senhor Richard Dawkins,materialista (logo,nega a existência de Deus )têm muito que aprender com seu colega,Francis Collins

    Parabéns pelo post
    beijos no coração!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nanda!

    Concordo com o texto sim. Entendo que não somente estes segimentos, mas tbm outros só existem quando complementares.

    Deus é único e o vejo como um ser Poderoso, porém na ciência encontramos tbm muitas respostas para este mesmo Deus!!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Bom é um assunto delicado, eu tenho a minha religiosidade, mas não a misturo quando pratico a minha ciência, inclusive a religiosidade é um objeto de estudo da minha ciência, só q não a estudo, eu tento afasta-la e dissocia-la, não acho q seja excludente, mas uma opção minha é separa-las durante o meu processo de estudo das ciêncis sociais.Podia escrever um comentario gigantesco sobre isso, mas eu tenho noção q isso as vees é cansativo, e se houver um debate sobre isso aqui nos comentario, jamais saberei... hehehhe
    bsos

    ResponderExcluir
  7. Sandra:
    Já fui e peguei. Que bom vc ainda lembrar de mim!!!
    Bjão!


    Anderson:
    Obrigada!!!
    Sim, uma mão lava a outra, não é?
    Eu espero que sim, todo meu esforço é para isso!
    Bjão!


    Rô Castro:
    Eu também achei!
    Nem todo mundo tá pronto ainda...
    Obrigada!
    Bjão!


    M.Nilza:
    O universo é de complemento, nada se contrapões de verdade.
    Bjão!


    GrandeR@o:
    Para fins didáticos é válido às vezes separar, mas é impossível dividir o uno.
    É bom poder transitar entre os dois universos sabendo que não se excluem...
    Bjão!


    Vitor Hugo:
    É um bom começo... Não saber abre muuuuitas possibilidades.
    Parabéns!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  8. Claro que não exclui.Certa vezcitei a um amigo, um exepmplo.Albert Sabin,por exemplo, criador da vacina antiparalisia.Quanto bem esse cientista fez à humanidade?Claro,com o dom, talento e sabedoria que Deus lhe deu. A ciência acontece porque Deus deixa. E que bom que o cientista citado no texto fez um comentário acima de religiões,porque os grandes homens que fizeram o bem,nem sempre eram ligados à igrejas, mas sim ao mandamento de Cristo.parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto. Acho que ciência e Deus estão a se aproximar novamente... Beijos, Nanda!

    ResponderExcluir
  10. Carlos:
    Isso mesmo!!
    Um coração generoso pode ter uma mente especulativa e curiosa, uma coisa não atrapalha de verdade a outra.
    Obrigada!
    Bjão!


    Ana Paula:
    É verdade, agora estamos um pouco mais inteligentes para começar a ver o todo, ao invés de só as parte...
    Bjão!

    ResponderExcluir
  11. OI NANDA,

    ACHO, CADA DIA MAIS, QUE DEUS E CIÊNCIA SÃO COMPLEMENTARES. POR SENTIR ISSO CADA VEZ MAIS FORTE DENTRO DE MIM, HOJE ME CONSIDERO UMA PESSOA MAIS PERTENCENTE AO MUNDO, DISSOLVIDA NESSA INFINITA POSSIBILIDADE DE SER PARTE DE TODA ESSA ENERGIA CÓSMICA. SEI QUE ESSA DESCOBERTA É MINHA, MAS COM GRAAAANNNNDDDDEEE COLABORAÇÃO SUA... SOU-LHE GRATA POR TUDO ISSO.
    GRANDE BEIJO

    DIANA

    ResponderExcluir
  12. Diana:

    Que bom ter feito meu trabalho bem!
    É isso que desejo quando me coloco nessa posição; ajudar as pessoas a se sentirem inteiras!
    Fico muito feliz de ter dado certo entre nós duas!
    E fico muito contente de lhe ver vibrando!
    Também sou muito grata a vc!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  13. Acho q dizer q ciencia e religião sao complementares é arriscado.
    Acredito que a ciencia tem que caminhar sozinha, buscando suas proprias respostas.
    Tenho medo de um dia receber uma resposta "Porque Deus quis assim".

    ResponderExcluir
  14. John:

    Talvez estejamos vendo em ângulos diferentes... Não vejo risco nenhum e o próprio Einstein disse que a ciência sem religião é manca.
    Bjão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade